Você sabe o que é uma favela?



FAVELA (euforbiácea)


Todo brasileiro sabe o que é uma favela certo?
Errado.
Favela é uma árvore repleta de espinhos tipíca do sertão nordestino, ela é bem comum na região de canudos na Bahia onde foi travada a chamada Guerra do fim do mundo entre os seguidores do Beato Antonio Conselheiro e os soldados do exército Brasileiro.
Depois de massacrerem os fiéis de conselheiros os soldados voltaram ao Rio de Janeiro a espera da casa própria que o governo havia prometido que daria para aqueles que lutaram no sertão eles ficaram meses acampados junto ao ministério do exército, isso ao pé do Morro da Providência, quando viram que sua promessa jamais seria cumprida foram até o porto pegaram caixões de madeira que estavam abandonados lá subiram o morro e constriram suas favelas.
Muitos dele acharam que o Morro da Providência era bem parecido com o morro da favela que ficava lá do lado do arraial de Canudos na Bahia que havia é claro muitas árvores da espécie Favela e assim graças ao descaso do governo nasceu quase no coração do Rio de Janeiro a primeira favela oficial do Brasil.
O morro da Providência continua lá onde sempre esteve e a comunidade que nasceu lá, violenta e conturbada só que agora ninguém mais esquece dela...

autor:Eduardo Bueno


mais aqui:



Você sabe qual o motivo de chamarmos os bairros pobres e sem infraestrutura de "FAVELAS"?


O origem do nome "FAVELA" remete a um fato marcante ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.
Na Caatinga nordestina, é muito comum uma planta espinhenta e extremamente resistente chamada "FAVELA"
Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criam a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam.
Em Canudos, muitos sertanejos se instalaram nos arredores do "MORRO DA FAVELA", batizado em homenagem a esta planta.
Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.
Quando os soldados republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e por falta de condições de vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira sem nenhuma infraestrutura em morros da cidade (o primeiro local foi o atual "Morro da Providência"), ao qual passaram a chamar de "FAVELA", relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos.
Este tipo de sub-moradia já era utilizado a alguns anos pelos escravos libertos, que sem condições financeiras de viver nas cidades, passaram também a habitar as encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar-se FAVELAS.
As favelas do Rio de Janeiro são as mais famosas, em parte porque algumas delas se encontram em morros dentro de áreas nobres da cidade na zona sul contrastando com habitações de luxo. Enquanto na maioria da grandes cidades do mundo ricos e pobres habitam regiões separadas, no Rio de Janeiro há essa mistura com favelas dentro de regiões nobres.
< >

Nenhum comentário:

Postar um comentário